Coceira
27 de dezembro de 2018
Qual é o preço de um Bulldog?
27 de dezembro de 2018
Coceira
27 de dezembro de 2018
Qual é o preço de um Bulldog?
27 de dezembro de 2018

Síndrome da Lágrima

A lágrima no bulldog inglês, faz com que apareça com frequência uma mancha escura ao redor dos olhos.

Embora seja um problema, na maioria das vezes estético, sem grandes implicações na saúde do bulldog, esta é uma questão bastante incômoda para o proprietário, e sendo assim, é muito importante o estabelecimento da causa para que se faça o tratamento adequado.

Este problema ocorre devido excesso e transbordamento de lágrima (o que os veterinários tecnicamente chamam de epífora), seja por superprodução ou por deficiência no sistema de drenagem lacrimal.

A lágrima tem um papel muito importante. Dentre outras coisas, ela lubrifica a superfície ocular e o excedente é levado por meio de um canal denominado ducto nasolacrimal.

É bastante fácil entender este processo. Basta lembrar que quando choramos, o excesso de lágrima sai pelo nosso nariz, não é mesmo?

Pois bem, esta enfermidade é denominada cromodacriorréia ou simplesmente síndrome da lágrima colorida, e se traduz clinicamente por manchas nos pêlos faciais criando uma faixa lacrimal de cor marrom avermelhada (bem evidente em bulldog inglês de pêlo branco), devido a  oxidação da lágrima.

As causas deste extravasamento lacrimal podem ser congênitas, ou seja, o animal já nasce com o problema (má formação do ducto nasolacrimal, defeitos palpebrais, por ex.), que neste caso será notado logo nos primeiros meses de idade, ou podem ser adquiridas (como por ex., conjuntivites ou produtos químicos no ambiente, que irritam bastante os olhos). Estudos recentes também têm relacionado fatores nutricionais e variação da flora bacteriana local como possíveis causas.

A primeira providência do proprietário ao observar essa mancha ao redor dos olhos de seu bulldog é levá-lo a uma clínica veterinária, onde serão realizados exames específicos para verificar a capacidade de drenagem e de produção da lágrima, assim como determinar a causa e gravidade do problema.

O tratamento vai depender da intensidade da enfermidade. Em casos mais brandos, pode ser indicada apenas correção do problema primário (tratar a conjuntivite, mudar os produtos de limpeza), ou mudanças na dieta associado a medicação tópica.

O uso de medicação por via oral pode ser efetivo na diminuição da mancha, provavelmente porque altera a composição lacrimal. Mas é bom ficar atento.

Dependendo do caso, quando suspensa a medicação o processo tende a retornar ainda mais severos. Também existem no mercado produtos de aplicação externa que corrigem a cor da pelagem, e impermeabilizam a superfície do pêlo, evitando contato com a lágrima.

Vale lembrar que esses produtos podem corrigir provisoriamente a estética, mas não eliminam a causa da doença.

Para os donos de bulldog Inglês, fica um alerta: Não mediquem seu gordinho por conta própria, ou com tratamentos caseiros de que ouviu falar na internet, pois em vez de solucionar, pode agravar o problema. Apenas o médico veterinário poderá determinar qual terapia é a mais indicada para o seu companheiro.

 

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *