Acupuntura
27 de dezembro de 2018Piometra
27 de dezembro de 2018Fisioterapia
A fisioterapia para o bulldog inglês, é uma excelente alternativa para restabelecer boa parte da qualidade de vida do bulldog.
Ela desempenha um papel importante em todas as fases de desenvolvimento das patologias.
Pode ser o próprio tratamento ou utilizada após a realização de cirurgia.
Por meio de técnicas específicas, os movimentos passivos favorecem à recuperação da capacidade de se locomover, bem como a prevenção da atrofia muscular.
Assim, os estímulos passivos são indicados para bulldogs com quadro de muita dor, enquanto aqueles que apresentam um quadro menos grave podem se movimentar ativamente.
Para tanto, são utilizadas esteiras, hidroesteiras e pranchas com a finalidade de estimular a superação das limitações.
Adaptação de técnicas
Inicialmente utilizada como uma adaptação das técnicas que utilizamos em humanos, a fisioterapia veterinária vem ganhando cada vez mais terreno e respeito pelos resultados positivos que conquista na recuperação de bulldogs com diferentes patologias.
Quando a fisioterapia veterinária é necessária
Os profissionais veterinários são as pessoas indicadas para direcionar o seu bulldog inglês para que faça sessões de fisioterapia, mesmo que em muitos casos as técnicas de tratamento podem servir também como forma de prevenção, sem a indicação inicial de um profissional.
De qualquer forma, quando bem realizada e em um estágio razoável do problema, a fisioterapia animal pode até mesmo substituir a necessidade de intervenções cirúrgicas, evitando futuros sofrimentos e adequando o bulldog em um condicionamento físico ideal.
Diversas patologias ortopédicas ou neurológicas são tratáveis com a ajuda da fisioterapia veterinária, seja como técnica essencial quanto como tratamento complementar. Dentre as que mais recomendam o auxílio da fisioterapia estão à luxação de patela e hérnias de disco, pois ajudam de forma decisiva na diminuição de inchaços e dores nos locais afetados, evitando quadros de inflamação.
Muitos casos de displasia coxofemoral também procuram nas técnicas de fisioterapia veterinária uma maneira eficaz e objetiva de fortalecer grupos específicos de músculos a fim de recondicionar o bulldog inglês fisicamente, evitando dores, inchaços e auxiliando no retorno de suas funções articulares.
O sucesso da fisioterapia para o seu bulldog também vem ganhando notoriedade no combate a obesidade canina, doenças endócrinas como a diabetes e de degeneração como osteartrose, pois ajuda no recondicionamento físico, aumento da resistência cardiovascular dos animais e melhora das articulações.
Técnicas de fisioterapia veterinária!
Existem diferentes métodos de aplicação da fisioterapia animal, cada uma indicada para um determinado tipo de problema, pois possuem particularidades que os diferenciam uns dos outros. Veja:
· Cinesioterapia: nessa técnica são utilizadas bolas, pistas de obstáculos e pranchas de equilíbrio que auxiliam na realização de movimentos. É indicada para tratamento de diferentes problemas ortopédicos e neurológicos, e consiste na realização de diferentes exercícios terapêuticos e alongamentos que auxiliam na reabilitação animal.
· Eletroterapia: se utiliza de correntes elétricas para o tratamento de dores, aliviando seus efeitos e ajudando no fortalecimento dos músculos do bulldog que perdem massa muscular por problemas neurológicos como paralisia ou até ortopédicos que necessitaram de cirurgias.
· Ultrassom: auxilia no reparo dos tecidos e também ajuda em processos anti-inflamatórios, sendo muito utilizada após cirurgias ortopédicas. Também pode ser utilizado no tratamento de processos inflamatórios de articulações como a artrose.
· Massoterapia: utiliza a massagem como forma de diminuição da tensão nos músculos, quebrando o ciclo contínuo de dor, aumentando a circulação de sangue na região massageada, auxiliando a oxigenação e aumento da drenagem linfática e venosa. Ajudam também na liberação de nódulos nos músculos que causam dor e desconforto aos bulldogs, sendo um excelente tratamento relaxante que libera endorfinas, aumentando a sensação de bem-estar.
· Hidroterapia: uma das mais completas opções de tratamento dentro da fisioterapia veterinária, pois se utiliza da água como meio de evitar os efeitos da gravidade quando entramos em contato com o solo duro, sendo uma técnica perfeita para o emagrecimento de cães, reabilitação animal, no trabalho de recondicionamento muscular como também no tratamento de dores nas articulações.
· Acupuntura: muito procurada atualmente, a acupuntura veterinária visa o alívio das dores e o aumento do equilíbrio muscular dos pacientes utilizando agulhas em pontos estratégicos. Pode ser um grande aliado na reabilitação do seu bulldog inglês.