Hemivértebra
27 de dezembro de 2018Fisioterapia
27 de dezembro de 2018Acupuntura e o Bulldog Inglês
Acupuntura e o bulldog inglês, buscando fugir da medicina ocidental, que propõe a utilização de medicamentos, inúmeras pessoas buscam tratamentos alternativos.
E uma prática que vem ganhando força, conhecida por ser um tipo de medicina tradicional chinesa. O procedimento comum aos seres humanos também pode ser aplicado nos bulldogs e é capaz de trazer inúmeros benefícios.
Restabelece o equilíbrio
O tratamento através da acupuntura visa restabelecer o equilíbrio do organismo do bulldog inglês. É um método terapêutico que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo, afim de restaurar e manter a saúde.
Esses pontos possuem grande concentração de terminações nervosas. Dessa forma, sua estimulação possibilita acesso direto ao sistema nervoso central.
Avaliação como um todo
Para evitar problemas, o tratamento só deve ser feito por um profissional que seja um médico veterinário e que tenha feito especialização nesse tipo de método.
A acupuntura nos bulldogs segue os mesmos princípios da medicina tradicional chinesa em humanos.
Avalia-se o bulldog como um todo, não somente um sintoma, e, para realizar o tratamento, leva-se em consideração desde a idade até a personalidade e o ambiente em que o bulldog vive.
O método é indicado para todos os tipos de problemas
A acupuntura é benéfica para diversos problemas de saúde, além de problemas comportamentais. O método, que pode complementar o tratamento tradicional, é capaz de diminuir inflações e dores crônicas, como doenças na coluna, artroses, dermatites, câncer, obesidade e doenças autoimunes. Muitas vezes, a acupuntura também ajuda em casos depressão, hiperatividade e medo.
Através de pesquisas científicas, comprovou-se que há melhora do fluxo sanguíneo, estimulação da função imunológica, endócrina e mental, redução de dores, ativação dos processos regenerativos e promoção do relaxamento muscular.
Esse tipo de tratamento também traz ótimos benefícios para os bulldogs idosos. Muitas vezes, eles possuem restrições em relação a alguns medicamentos e a acupuntura ajuda a diminuir a sensação de dor e desconforto, aumentando a qualidade de vida.
A acupuntura pode levar a diminuição ou a total parada do uso de medicamentos, que geralmente têm efeitos colaterais que devem ser considerados durante um tratamento a médio e longo prazo.
Como funciona o tratamento
Para começar o tratamento de acupuntura, o bulldog inglês deve ter sido avaliado por um médico veterinário, que precisa encaminhar o bulldog para um acupunturista. Com isso, ele deverá entregar um laudo explicando o problema de saúde do gordo.
Após essa etapa, inicia-se a acupuntura. A primeira sessão é a mais demorada porque o profissional especializado nessa técnica precisa conhecer ao máximo o seu paciente.
Na primeira sessão, o veterinário irá fazer diversas perguntas. Algumas podem soar estranhas como: seu bulldog inglês sente muito calor? Ou como é a personalidade do seu bulldog?
As demais sessões são mais rápidas e costumam durar cerca de 40 minutos.
O profissional procura deixar o bulldog relaxado e em uma posição confortável. As agulhas podem ser colocadas em várias regiões, como membros anteriores e posteriores, nas costas, na região abdominal e até mesmo na cabeça. Tudo depende da patologia a ser tratada.
O número mínimo de sessões dependerá do tipo de doença e do tempo de resposta do organismo do bulldog.
Para saber se o tratamento está dando resultado, você deve ficar atento ao comportamento do bulldog no dia a dia.
Você deve notar se o bulldog apresenta uma melhora na postura, se está sentindo menos dor e se voltou a realizar atividades que não fazia como subir no sofá, passear e brincar, por exemplo. Apesar disso, geralmente é possível perceber bons resultados após a quarta sessão.
Não é necessário nenhum preparo especial antes da sessão de acupuntura, que também não possui contraindicações.
No entanto, muitas vezes, o procedimento é evitado em casos de bulldogs com comportamento agressivo porque o método pode traumatizar.
Após a sessão, é normal que o bulldog se sinta sonolento e até durma profundamente.
Além disso, é comum que a frequência urinária aumente. Outro sintoma comum é um leve sangramento na região em que a agulha foi colocada.
Algumas vezes, pode ocorrer de sair uma gotinha de sangue após a retirada de uma agulha, isso não só é normal como também desejado.