Luxação de Patela
27 de dezembro de 2018
Homeopatia
27 de dezembro de 2018
Luxação de Patela
27 de dezembro de 2018
Homeopatia
27 de dezembro de 2018

Hemivértebra em Bulldog Inglês

Hemivértenra em bulldog inglês, é muito importante que você proteja a coluna do seu bulldog inglês evitando atividades que causem impacto direto na coluna.

O bulldog Inglês possui hemivértebra, e tem uma maior probabilidade de compressão medular por impacto traumático na coluna.

Atividades como pular da cama, sofá, correr, subir e descer escadas devem ser evitadas. Solavancos, giros, exercícios violentos e puxões na hora do passeio também.

A hemivértebra é uma malformação

A hemivértebra é uma malformação congênita que afeta principalmente cães braquicefálico. Ou seja,  é uma  falha na formação da vértebra durante o desenvolvimento do animal.

Ainda não se conhece bem a causa. Na maior parte dos casos não apresentam sintomas clínicos e são achados por acaso em exames radiográficos.

São mais comumente encontradas em vértebras torácicas e coccígeas.

Nas radiografias a hemivértebra apresenta formas diferentes das vértebras normais. Elas crescem de forma desigual e podem ser menores, em forma de cunha ou incompletas, podendo assim  causar desvios de coluna como cifose, escoliose ou lordose.

Podem causar alterações

Essas alterações nas vértebras podem causar instabilidade vertebral e estreitamento do canal vertebral podendo causar disfunções neurológicas e facilitar os traumas levando a  compressão da medula espinhal.

Os sinais de compressão da medula espinhal dependem do grau de inchaço causado pelo trauma e vão desde dor até paralisia dos posteriores e incontinência urinária e fecal.

O tratamento

O tratamento também vai depender da gravidade da lesão e pode ir desde a medicação para reduzir o inchaço e inflamação até a cirurgia para descompressão da medula e estabilização da coluna do bulldog inglês.

Você pode fazer a prevenção radiografando seu Bulldog Inglês para saber se ele apresenta hemivertebra e se sim, estabelecer um plano de exercícios e fisioterapia para evitar e reduzir os problemas no futuro.

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *